Ranking do Google: uma lista com os 200 principais fatores

Entrar no ranking do Google é estar no topo das buscas em qualquer parte da internet.

Você já deve saber que no Ranking do Google são utilizados mais de 200 fatores de classificação…

Mas o que diabos são eles?

Alguns são comprovados. Alguns são controversos. Outros são especulação nerd SEO (busca orgânica).

Listei os 200 principais fatores do Ranking do Google.

1. Idade do Domínio: Neste vídeo , Matt Cutts, do Google, afirma que:
“A diferença entre um domínio que tem seis meses contra um ano de idade não é realmente tão grande assim.”

Em outras palavras, eles fazem uso da idade de domínio … mas não é muito importante.

2. Palavra-chave aparece no domínio de nível superior: Isso não dá o impulso que costumava. Mas ter uma palavra-chave no seu domínio ainda funciona como um sinal de relevância .

3. Palavras-chave como primeira palavra no domínio: um domínio que começa com a palavra-chave alvo tem uma vantagem sobre sites que não têm essa palavra-chave em seu domínio (ou têm a palavra-chave no meio ou no fim de seu domínio).

4. Duração do registro de domínio: uma patente do Google declara:

“Domínios valiosos (legítimos) geralmente são pagos com vários anos de antecedência, enquanto domínios de entrada (ilegítimos) raramente são usados ​​por mais de um ano. Portanto, a data em que um domínio expira no futuro pode ser usada como um fator para prever a legitimidade de um domínio. ”

5. Palavra-chave no subdomínio: o painel de especialistas da Moz concorda que uma palavra-chave que aparece no subdomínio pode impulsionar as classificações.

Palavra-chave aparece no subdomínio

6. Histórico do domínio: um site com propriedade volátil ou várias descidas pode pedir ao Google para “redefinir” o histórico do site, negando os links que apontam para o domínio. Ou, em certos casos, um domínio penalizado pode levar a penalidade ao novo proprietário .

7. Domínio de correspondência exata: os domínios de correspondência exata ainda podem lhe dar uma pequena vantagem. Mas se o seu EMD for um site de baixa qualidade, é vulnerável à atualização do EMD .

Atualização do Google EMD

8. WhoIs públicos versus privados: informações confidenciais do WhoIs podem ser um sinal de “algo a ser escondido”. O Googler Matt Cutts é citado como afirmando:

“… Quando eu verifiquei o whois sobre eles, todos eles tinham“ whois serviço de proteção de privacidade ”sobre eles. Isso é relativamente incomum. … Ter a privacidade do whois ativada não é automaticamente ruim, mas uma vez que todos esses fatores estão juntos, você está sempre falando sobre um tipo muito diferente de webmaster do que o colega que tem apenas um único site. ”

9. Penalizado WhoIs Owner: Se o Google identifica uma pessoa em particular como spammer, faz sentido que eles analisem outros sites que pertençam a essa pessoa.

10. Extensão do TLD do país: Ter um domínio de primeiro nível com código de país (.cn, .pt, .ca) pode ajudar a classificação do site para esse país específico … mas pode limitar a capacidade do site de se classificar globalmente.

monitor ranking do google estilo screengrab
monitorar o ranking do google estilo screengrab – Foto por Stephen Phillips – Hostreviews.co.uk em Unsplash

Fatores no nível da página

11. Palavra-chave na Tag do título: Embora não seja tão crítico como era antes, sua tag de título continua sendo um importante sinal de SEO na página .

Tag de título contém palavras-chave

12. Tag do título Começa com a palavra- chave : De acordo com a Moz , as tags de título que começam com uma palavra-chave tendem a ter um desempenho melhor do que as tags de título com a palavra-chave no final da tag.

13. Tag da palavra-chave na descrição: o Google não usa a tag de descrição de meta como um sinal de classificação direta. No entanto, sua tag de descrição pode afetar a taxa de cliques, que é um fator importante de classificação.

14. A palavra-chave aparece na tag H1: as tags H1 são uma “segunda tag de título”. Junto com sua tag de título, o Google usa sua tag H1 como um sinal de relevância secundário, de acordo com os resultados deste estudo de correlação :

15. TF-IDF: Uma maneira sofisticada de dizer: “Quantas vezes uma determinada palavra aparece em um documento?”. Quanto mais essa palavra aparece em uma página, mais provável é que a página seja sobre essa palavra. O Google provavelmente usa uma versão sofisticada do TF-IDF.

16. Tamanho do conteúdo: o conteúdo com mais palavras pode abranger uma amplitude mais ampla e é provavelmente preferível no algoritmo em comparação com artigos mais curtos e superficiais. De fato, um estudo recente da indústria de fatores de classificação descobriu que o comprimento do conteúdo está correlacionado com a posição da SERP .

Classificações de Contagem de Palavras

17. Sumário: o uso de um índice vinculado pode ajudar o Google a entender melhor o conteúdo de sua página. Isso também pode resultar em sitelinks:

18. Densidade de palavras-chave : embora não tão importante quanto antes, o Google pode usá-lo para determinar o tópico de uma página da Web. Mas ir ao mar pode te machucar.

19. Palavras-chave de indexação semântica latente em conteúdo (LSI): palavras-chave LSI ajudam os mecanismos de busca a extrair significado de palavras que tenham mais de um significado (por exemplo: Apple, a empresa de computadores vs. Apple, a fruta). A presença / ausência de LSI provavelmente também atua como um sinal de qualidade de conteúdo.

20. Palavras-chave LSI em título e descrição Tags: assim como no conteúdo de páginas da Web, as palavras-chave LSI na página meta tags provavelmente ajudam o Google a discernir entre palavras com múltiplos significados potenciais. Também pode atuar como um sinal de relevância.

21. Capas de Página Tópicos em Profundidade: Existe uma correlação conhecida entre a profundidade da cobertura de tópicos e as classificações do Google. Portanto, as páginas que cobrem todos os ângulos provavelmente têm uma borda em relação às páginas que cobrem apenas um tópico parcialmente.

22. Page Carregando velocidade via HTML: Ambos Google e Bing usar página velocidade de carregamento como um factor ranking. Os spiders dos mecanismos de pesquisa podem estimar a velocidade do seu site com bastante precisão, com base no código HTML da sua página.

23. Velocidade de carregamento de páginas por meio do Google Chrome : o Google também pode usar os dados do usuário do Google Chrome para lidar melhor com o tempo de carregamento de uma página. Dessa forma, eles podem medir a rapidez com que uma página é carregada para os usuários.

24. Uso de AMP: Embora não seja um fator de classificação direta do Google , o AMP pode ser um requisito para classificação na versão para celular do Google News Carousel .

25. Correspondência de entidades: o conteúdo de uma página corresponde à “ entidade ” que um usuário está procurando? Se assim for, essa página pode obter um aumento de classificação para essa palavra-chave.

26. Google Hummingbird: essa “ mudança de algoritmo ” ajudou o Google a ir além das palavras-chave. Graças ao Hummingbird, o Google agora pode entender melhor o tópico de uma página da web.

27. Conteúdo duplicado: conteúdo idêntico no mesmo site (mesmo que ligeiramente modificado) pode influenciar negativamente a visibilidade do mecanismo de busca de um site.

28. Rel = Canonical: quando usado corretamente , o uso dessa tag pode impedir que o Google penalize seu site por conteúdo duplicado.

29. Otimização de imagens : as imagens enviam aos mecanismos de busca importantes sinais de relevância por meio de seu nome de arquivo, texto alternativo, título, descrição e legenda.

30. Recência do conteúdo: a atualização do Google Caffeine favorece o conteúdo publicado ou atualizado recentemente, especialmente para pesquisas sensíveis ao tempo. Destacando a importância desse fator, o Google mostra a data da última atualização de uma página para determinadas páginas:

Página atualizada

31. Magnitude das Atualizações de Conteúdo : O significado das edições e mudanças também serve como um fator de atualização . Adicionar ou remover seções inteiras é mais significativo do que alterar a ordem de poucas palavras ou corrigir um erro de digitação.

32. Atualizações da Página Histórica: Com que frequência a página foi atualizada ao longo do tempo? Diariamente, semanalmente, a cada 5 anos? Freqüência de atualizações de página também desempenham um papel no frescor.

33. Prominência da palavra-chave: ter uma palavra-chave exibida nas primeiras 100 palavras do conteúdo de uma página é correlacionada com a classificação de primeira página do Google .

34. Palavra-chave em H2, H3 Tags : Ter sua palavra-chave aparece como um subtítulo no formato H2 ou H3 pode ser outro sinal de relevância fraco. Na verdade, o Googler John Mueller afirma :
“Essas tags de cabeçalho em HTML nos ajudam a entender a estrutura da página.”

35. Outbound Link Quality : Muitos SEOs acham que estabelecer links para sites de autoridade ajuda a enviar sinais de confiança para o Google. E isso é apoiado por um recente estudo do setor .

36. Outbound Link Theme: De acordo com o The Hillop Algorithm , o Google pode usar o conteúdo das páginas que você vincula como um sinal de relevância. Por exemplo, se você tiver uma página sobre carros com links para páginas relacionadas a filmes, isso pode informar ao Google que sua página é sobre o filme Carros, não o automóvel.

37. Gramática e Ortografia: A gramática e a ortografia adequadas são um sinal de qualidade, embora Cutts tenha dado mensagens contraditórias há alguns anos sobre se isso era importante ou não.

38. Conteúdo Sindicalizado: O conteúdo da página é original? Se for copiado ou copiado de uma página indexada, também não será classificado … ou poderá não ser indexado de forma alguma.

39. Atualização para dispositivos móveis : muitas vezes referida como ” Mobilegeddon “, esta atualização recompensou páginas que foram adequadamente otimizadas para dispositivos móveis.

40. Usabilidade em dispositivos móveis: sites que os usuários de dispositivos móveis podem usar com facilidade podem ter uma vantagem no “Índice de primeiros dispositivos móveis” do Google.

41. Conteúdo “Oculto” no Celular: O conteúdo oculto em dispositivos móveis pode não ser indexado (ou pode não ser pesado tanto) versus conteúdo totalmente visível. No entanto, um funcionário do Google afirmou recentemente que o conteúdo oculto está correto. Mas também disse que no mesmo vídeo, “… se é um conteúdo crítico, deve ser visível …”.

42. “Conteúdo Complementar” Útil: De acordo com um Documento de Diretrizes do Google Rater agora público , o conteúdo suplementar útil é um indicador da qualidade de uma página (e, portanto, do ranking do Google). Exemplos incluem conversores de moedas, calculadoras de juros de empréstimos e receitas interativas.

43. Conteúdo ocultos por trás de guias: os usuários precisam clicar em uma guia para revelar parte do conteúdo da sua página? Em caso afirmativo, o Google disse que esse conteúdo “não pode ser indexado”.

44. Número de Links de Saída: Muitos OBLs dofollow podem “vazar” o PageRank , o que pode prejudicar as classificações da página.

45. Multimídia: Imagens, vídeos e outros elementos multimídia podem agir como um sinal de qualidade de conteúdo. Por exemplo, um estudo do setor encontrou uma correlação entre multimídia e rankings:

Classificações de uso de imagem

46. ​​Número de Links Internos Apontando para a Página: O número de links internos para uma página indica sua importância em relação a outras páginas do site.

47. Qualidade dos links internos Apontando para a página : os links internos das páginas autoritativas sobre o domínio têm um efeito mais forte do que as páginas com pouco ou nenhum PageRank.

48. Links quebrados: ter muitos links quebrados em uma página pode ser um sinal de um site negligenciado ou abandonado. O documento de diretrizes do Google Rater usa links quebrados para avaliar a qualidade de uma página inicial.

49. Nível de Leitura: Não há dúvida de que o Google estima o nível de leitura de páginas da web. Na verdade, o Google costumava fornecer estatísticas de nível de leitura:

Nível de leitura do Google

Mas o que eles fazem com essa informação está em debate. Alguns dizem que um nível básico de leitura ajudará você a se classificar melhor, porque atrairá as massas. Mas outros associam um nível básico de leitura com fábricas de conteúdo como o Ezine Articles.

50. Links de afiliados : Os links de afiliados em si provavelmente não afetarão seus rankings. Mas se você tem muitos, o algoritmo do Google pode prestar mais atenção a outros sinais de qualidade para garantir que você não seja um ” site afiliado “.

51. Erros de HTML / validação do W3C : Muitos erros de HTML ou códigos desleixados podem ser um sinal de um site de baixa qualidade. Apesar de controverso, muitos em SEO pensam que uma página bem codificada é usada como um sinal de qualidade.

52. Autoridade do Domínio : Tudo sendo igual, uma página em um domínio autoritativo terá classificação superior a uma página em um domínio com menos autoridade.

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SEO para ranking do google – Foto por Tumisu em Pixabay

Classificação de domínio

53. PageRank: não está perfeitamente correlacionado. Mas as páginas com muita autoridade tendem a ultrapassar as páginas sem muita autoridade de link.

54. Duração do URL: URLs excessivamente longos podem prejudicar a visibilidade do mecanismo de busca de uma página. De fato, vários estudos do setor descobriram que os URLs curtos tendem a ter uma ligeira vantagem nos resultados de pesquisa do Google.

Tamanho do URL

55. Caminho do URL : Uma página mais próxima da página inicial pode ter um leve aumento de autoridade vs. páginas enterradas profundamente na arquitetura de um site.

56. Editores Humanos: Embora nunca tenha sido confirmado, o Google registrou uma patente para um sistema que permite aos editores humanos influenciarem as SERPs.

57. Categoria da Página: A categoria em que a página aparece é um sinal de relevância. Uma página que faz parte de uma categoria relacionada pode obter um aumento de relevância em comparação a uma página que é arquivada em uma categoria não relacionada.

58. Tags WordPress: Tags são sinais de relevância específicos do WordPress. De acordo com o Yoast.com :
“A única maneira de melhorar seu SEO é relacionar um conteúdo a outro e, mais especificamente, um grupo de postagens entre si.”

59. Palavra-chave no URL : Outro sinal de relevância. Um representante do Google recentemente chamou isso de ” um fator de classificação muito pequeno “. Mas um fator de classificação, no entanto.

60. Cadeia de URL: as categorias na sequência de URL são lidas pelo Google e podem fornecer um sinal temático sobre o que é uma página:

String de URL

61. Referências e Fontes: Citando referências e fontes, como os trabalhos de pesquisa, pode ser um sinal de qualidade. As diretrizes de qualidade do Google afirma que os revisores deve manter-se atento para as fontes quando se olha para determinadas páginas: “Este é um tema onde a perícia e / ou fontes autorizadas são importantes …”. No entanto, o Google negou que eles usem links externos como um sinal de classificação.

62. Marcadores e listas numeradas: marcadores e listas numeradas ajudam a dividir seu conteúdo para os leitores, tornando-os mais fáceis de usar. O Google provavelmente concorda e pode preferir conteúdo com marcadores e números.

63. Prioridade da Página no Sitemap: A prioridade que uma página é dada através do arquivo sitemap.xml pode influenciar a classificação.

64. Too Many Outbound Links: Direto do documento de avaliador de qualidade acima mencionado:
“Algumas páginas têm muitos links, obscurecem a página e distraem o conteúdo principal”.

65. Quantidade de outras palavras-chave Pontos de página para: Se a página se classificar para várias outras palavras-chave, isso pode dar ao Google um sinal interno de qualidade.

66. Page Age: embora o Google prefira novos conteúdos, uma página mais antiga atualizada regularmente pode superar uma página mais recente.

67. Layout amigável: Citando o Documento de diretrizes de qualidade do Google mais uma vez:
“O layout da página nas páginas da mais alta qualidade torna o conteúdo principal imediatamente visível.”

68. Domínios Estacionados : Uma atualização do Google em dezembro de 2011 diminuiu a visibilidade da pesquisa de domínios reservados.

69. Conteúdo útil: Como apontado pelo leitor do Backlinko, Jared Carrizales , o Google pode distinguir entre conteúdo “útil” e “útil”.

Fatores no nível do site

70. Conteúdo fornece valor e insights exclusivos: o Google declarou que está feliz em penalizar sites que não trazem nada novo ou útil para a mesa, especialmente sites afiliados finos.

71. Contact Us Page: o documento de qualidade do Google, mencionado acima, afirma que prefere sites com uma “quantidade adequada de informações de contato”. Suposto bônus se suas informações de contato corresponderem às suas informações whois.

72. Confiança de Domínio / TrustRank: Muitos SEOs acreditam que “TrustRank” é um fator de classificação extremamente importante. E uma patente recentemente arquivada Google intitulado “Resultado da pesquisa de classificação baseadas na confiança”, parece apoiar isso.

Ranking do Google search engine on macbook pro
Google Search para ranking do Google. Foto por Pixabay em Pexels

Classificação dos resultados de pesquisa com base na confiança

73. Arquitetura do site: Uma arquitetura de site bem organizada (por exemplo, uma estrutura de silo) ajuda o Google a organizar o seu conteúdo por temas . Ele também pode ajudar o Googlebot a acessar e indexar todas as páginas do seu site.

74. Atualizações do site: Muitos SEOs acreditam que as atualizações do site – e especialmente quando o novo conteúdo é adicionado ao site – funciona com um fator de atualização de todo o site. Embora o Google tenha recentemente negado que eles usam “freqüência de publicação” em seu algoritmo.

75. Presença do Sitemap: Um sitemap ajuda os mecanismos de pesquisa a indexar suas páginas de maneira mais fácil e completa, melhorando a visibilidade.

76. Uptime do Site : Muita falta de tempo de manutenção do site ou problemas no servidor pode prejudicar seus rankings (e pode até resultar em desindexação se não for corrigido).

77. Localização do servidor : a localização do servidor influencia onde o seu site está classificado em diferentes regiões geográficas ( fonte ). Especialmente importante para pesquisas geográficas específicas.

78. Certificado SSL : o Google confirmou que o uso de HTTPS é um sinal de classificação.

SSL como um sinal de classificação

Segundo o Google, no entanto, o HTTPS age apenas como um “ desempatador ”.

79. Termos de Serviço e Páginas de Privacidade : Essas duas páginas ajudam a informar ao Google que um site é um membro confiável da Internet.

80. Meta informações duplicadas no local : as meta informações duplicadas em todo o site podem reduzir a visibilidade de toda a página. Na verdade, o Search Console o avisa se você tiver muitos deles.

Meta duplicada

81. Navegação Breadcrumb: Este é um estilo de arquitetura de site amigável que ajuda os usuários (e os mecanismos de busca) a saberem onde estão em um site:

Navegação breadcrumb

O Google afirma que : “A Pesquisa do Google usa a marcação de breadcrumb no corpo de uma página da web para categorizar as informações da página nos resultados de pesquisa”.

82. Otimização para dispositivos móveis: com mais da metade de todas as pesquisas feitas a partir de dispositivos móveis, o Google deseja que seu site seja otimizado para usuários de dispositivos móveis . Na verdade, o Google agora penaliza sites que não são compatíveis com dispositivos móveis

83. YouTube: Não há dúvidas de que os vídeos do YouTube recebem tratamento preferencial nas SERPs (provavelmente porque o Google é dono):

SERPs do YouTube

Na verdade, o Search Engine Land descobriu que o tráfego do YouTube.com aumentou significativamente após o Google Panda .

84. Usabilidade do site: Um site que é difícil de usar ou de navegar pode prejudicar as classificações indiretamente, reduzindo o tempo no site, as páginas visualizadas e a taxa de rejeição (em outras palavras, fatores de classificação do RankBrain ).

85. Uso do Google Analytics e do Google Search Console: alguns acham que ter esses dois programas instalados no seu site pode melhorar a indexação da sua página. Eles também podem influenciar diretamente as classificações, fornecendo ao Google mais dados para trabalhar (ou seja, uma taxa de rejeição mais precisa, independentemente de você receber ou não tráfego de referência de seus backlinks, etc.). Dito isso, o Google negou isso como um mito.

86. Comentários de usuários / reputação do site: A reputação de um site em sites como o Yelp.com provavelmente desempenham um papel importante no algoritmo do Google. O Google até postou um esboço raramente sincero de como eles usam as avaliações on-line depois que um site foi flagrado roubando clientes em um esforço para conseguir imprensa e links.

Fatores de Backlink

87. Vinculando a idade do domínio: os backlinks de domínios antigos podem ser mais poderosos do que os novos domínios.

88. Nº de vinculação de domínios raiz: o número de domínios de referência é um dos fatores de classificação mais importantes no algoritmo do Google, como você pode ver neste estudo do setor com 1 milhão de resultados da Pesquisa Google.

Domínios de referência

89. Nº de Links de IPs Separados de Classe C: Links de endereços IP de classe-c separados sugerem uma ampla gama de sites com links para você, o que pode ajudar com os rankings .

90. Nº de páginas de ligação : o número total de páginas de ligação – mesmo do mesmo domínio – tem um impacto nos rankings .

91. Texto âncora do backlink : Conforme observado nesta descrição do algoritmo original do Google:
“Primeiro, as âncoras costumam fornecer descrições mais precisas de páginas da web do que as próprias páginas.”

Obviamente, o texto âncora é menos importante do que antes (e, quando super otimizado, funciona como um sinal de spam na Web ). Mas o texto âncora rico em palavra-chave ainda envia um forte sinal de relevância em pequenas doses.

92. Alt Tag (para Image Links) : o texto Alt funciona como texto âncora para imagens.

93. Links dos domínios .edu ou .gov : Matt Cutts declarou que o TLD não leva em conta a importância do site. No entanto, isso não impede que os SEOs pensem que há um lugar especial no algoritmo para TLDs .gov e .edu.

94. Autoridade de Linking Page: A autoridade (PageRank) da página de referência tem sido um fator de ranking extremamente importante desde os primórdios do Google e ainda é .

Autoridade de link

95. Autoridade do Domínio de Vinculação : A autoridade do domínio de referência pode desempenhar um papel independente no valor de um link.

96. Links de concorrentes: Links de outras páginas classificadas na mesma SERP podem ser mais valiosos para a classificação de uma página para essa determinada palavra-chave.

97. Links de sites “esperados”: Embora especulativos, alguns SEOs acreditam que o Google não confia totalmente em seu site até que você seja vinculado a partir de um conjunto de sites “esperados” em seu setor.

98. Links de Bad Bairros: Links dos chamados “bairros ruins” podem prejudicar o seu site .

99. Publicações Convidadas: Embora os links das postagens dos convidados ainda passem valor, eles provavelmente não são tão poderosos quanto os links editoriais verdadeiros (além disso, a postagem de convidados em larga escala pode causar problemas ao seu site).

100. Links de anúncios: Segundo o Google, os links dos anúncios devem ser nofollowed. No entanto, é provável que o Google seja capaz de identificar e filtrar os links seguidos dos anúncios.

101. Autoridade da Página Inicial: Os links para a página inicial de uma página de referência podem ter uma importância especial na avaliação do peso de um site e, portanto, de um link.

102. Links Nofollow: Este é um dos tópicos mais controversos em SEO. A palavra oficial do Google sobre o assunto é:
“Em geral, nós não os seguimos.”

O que sugere que eles façam … pelo menos em certos casos. Ter um certo percentual de links nofollow também pode indicar um perfil de link natural versus não natural.

103. Diversidade de Tipos de Links : Ter uma porcentagem estranhamente grande de seus links vindos de uma única fonte (ou seja, perfis de fóruns, comentários de blogs) pode ser um sinal de spam na Web. Por outro lado, links de diversas fontes são um sinal de um perfil de link natural.

104. “Links patrocinados” ou outras palavras em torno do link: palavras como “patrocinadores”, “parceiros de link” e “links patrocinados” podem diminuir o valor de um link.

105. Links Contextuais: Links incorporados dentro do conteúdo de uma página são considerados mais poderosos do que links em uma página vazia ou encontrados em outro lugar na página.

Links contextuais

106. Excessivo 301 Redirecionamentos para a página: os links provenientes de redirecionamentos 301 diluem alguns PageRank, de acordo com um vídeo de ajuda para webmasters .

107. Texto da âncora do link interno: O texto da âncora do link interno é outro sinal de relevância. Embora os links internos provavelmente tenham muito menos peso do que o texto âncora proveniente de sites externos.

108. Atributo do Título do Link : O título do link (o texto que aparece quando você passa o mouse sobre um link) também pode ser usado como um sinal de relevância fraco.

109. TLD do país de domínio de referência: Obter links de extensões de domínio de primeiro nível específicas do país (.de, .cn, .co.uk) pode ajudá-lo a se classificar melhor nesse país.

110. Localização da ligação no conteúdo: Os links no início de um conteúdo podem ter um pouco mais de peso do que os links colocados no final do conteúdo.

link localização html

111. Localização do link na página: onde um link aparece em uma página é importante. Geralmente, um link embutido no conteúdo de uma página é mais poderoso do que um link no rodapé ou na área da barra lateral.

112. Vinculando Relevância de Domínio: Um link de um site em um nicho similar é significativamente mais poderoso do que um link de um site completamente não relacionado.

113. Relevância em nível de página: um link de uma página relevante também passa mais valor.

114. Palavra-chave no título: o Google dá mais atenção aos links de páginas que contêm a palavra-chave da sua página no título (“Especialistas vinculados a especialistas”).

115. Velocity de Link Positivo: Um site com velocidade de link positiva geralmente recebe um aumento de SERP , pois mostra que seu site está aumentando em popularidade.

velocidade do link

116. Velocity de Link Negativo: Por outro lado, uma velocidade de link negativa pode reduzir significativamente os rankings, pois é um sinal de popularidade decrescente.

117. Links das páginas “Hub”: O algoritmo Hilltop sugere que receber links de páginas que são consideradas recursos principais (ou hubs) em um determinado tópico recebem um tratamento especial.

118. Link de Sites de Autoridade: Um link de um site considerado um “site de autoridade” provavelmente transmite mais conteúdo do que um link de um site pequeno e relativamente desconhecido.

119. Relacionado como Fonte da Wikipédia: Embora os links sejam nofollow, muitos acham que obter um link da Wikipedia lhe dá um pouco mais de confiança e autoridade aos olhos dos mecanismos de busca.

120. Co-Ocorrências: As palavras que tendem a aparecer em torno de seus backlinks ajudam a informar ao Google sobre o que é essa página .

121. Idade do Backlink: De acordo com uma patente do Google , os links antigos têm mais poder de classificação do que os backlinks recém-criados.

122. Links de sites reais versus “Splogs”: devido à proliferação de redes de blogs, o Google provavelmente dá mais peso aos links vindos de “sites reais” do que de blogs falsos. Eles provavelmente usam sinais de interação com a marca e usuário para distinguir entre os dois.

123. Perfil Natural Link: Um site com um perfil de link “natural” vai ter uma classificação alta e ser mais durável para atualizações do que um que obviamente usou estratégias de black hat para construir links.

124. Links Recíprocos: A página de Esquemas de Links do Google lista “Intercâmbio excessivo de links” como um esquema de links a ser evitado.

125. Links de conteúdo gerados pelo usuário: o Google pode identificar o UGC versus o conteúdo publicado pelo proprietário do site. Por exemplo, eles sabem que um link do blog oficial do WordPress.com é muito diferente de um link de besttoasterreviews.wordpress.com.

126. Links de 301: Links de redirecionamentos 301 podem perder um pouco de suco comparado a um link direto. No entanto, Matt Cutts diz que os 301s são similares aos links diretos

127. Uso do Schema.org: as páginas que suportam microformatos podem classificar acima das páginas sem ele. Isso pode ser um impulso direto ou o fato de que as páginas com microformatação têm uma CTR de SERP mais alta:

Uso do Schema.org

128. TrustRank do Linking Site: A confiabilidade do site que liga a você determina quanto “TrustRank” é passado para você.

129. Número de links de saída na página: PageRank é finito. Um link em uma página com centenas de links externos passa menos PageRank do que uma página com um punhado de links externos.

130. Links no Fórum: Por causa do spam no nível industrial, o Google pode desvalorizar significativamente os links dos fóruns.

131. Contagem de palavras de vinculação de conteúdo: Um link de uma postagem de 1000 palavras é mais valioso do que um link dentro de um trecho de 25 palavras.

132. Qualidade de vinculação de conteúdo: Links de conteúdo mal escrito ou fiado não passam tanto valor quanto links de conteúdo bem escrito.

133. Links do site: Matt Cutts confirmou que os links de todo o site são “compactados” para contar como um único link.

Interação com o usuário

134. RankBrain: RankBrain é o algoritmo AI do Google. Muitos acreditam que seu objetivo principal é medir como os usuários interagem com os resultados da pesquisa (e classificar os resultados de acordo).

135. Taxa de cliques orgânicos para uma palavra- chave : de acordo com o Google , as páginas que são clicadas mais na CTR podem receber um aumento da SERP para essa determinada palavra-chave.

136. CTR orgânica para todas as palavras – chave : a CTR orgânica de um site para todas as palavras-chave classificadas pode ser um sinal de interação com o usuário baseado em pessoas (em outras palavras, um ” Índice de qualidade” para os resultados orgânicos ).

137. Taxa de rejeição: Nem todo mundo em SEO concorda com questões de taxa de rejeição, mas pode ser uma maneira do Google usar seus usuários como testadores de qualidade (afinal, páginas com alta taxa de rejeição provavelmente não são um ótimo resultado para essa palavra-chave). . Além disso, um estudo recente da SEMRush encontrou uma correlação entre a taxa de rejeição e o ranking do Google.

Taxa de rejeição SEO

138. Tráfego direto: confirmou que o Google usa dados do Google Chrome para determinar quantas pessoas visitam o site (e com que frequência). Sites com muito tráfego direto provavelmente são sites de maior qualidade e sites que recebem muito pouco tráfego direto. Na verdade, o estudo do SEMRush que acabei de citar encontrou uma correlação significativa entre o tráfego direto e o ranking do Google.

139. Repita o tráfego : sites com visitantes repetidos podem receber um aumento no ranking do Google.

140. Pogosticking: “Pogosticking” é um tipo especial de rejeição. Nesse caso, o usuário clica em outros resultados de pesquisa em uma tentativa de encontrar a resposta para sua consulta.

Pogosticking

Resultados que as pessoas de Pogostick podem obter uma queda significativa no ranking .

141. Sites bloqueados : o Google descontinuou esse recurso no Chrome. No entanto, o Panda usou esse recurso como um sinal de qualidade. Então, o Google ainda pode usar uma variação dele.

142. Marcadores do Google Chrome: sabemos que o Google coleta dados de uso do navegador Google Chrome . As páginas marcadas como favoritos no Chrome podem receber um impulso.

143. Número de Comentários: Páginas com muitos comentários podem ser um sinal de interação e qualidade do usuário. De fato, um Googler disse que os comentários podem ajudar “muito” com os rankings.

Comunidade através de comentários ajudar muito com o ranking
144. Tempo de permanência : o Google presta muita atenção ao “tempo de permanência”: quanto tempo as pessoas gastam em sua página quando vêm de uma pesquisa no Google. Às vezes, isso também é chamado de “cliques longos versus cliques curtos”. Resumindo: o Google mede o tempo que os usuários do Google gastam em sua página. Quanto mais tempo gasto, melhor.

Regras especiais de algoritmo do Google

145. A consulta merece frescor: o Google dá um impulso às páginas mais recentes para determinadas pesquisas .

146. A consulta merece diversidade: o Google pode adicionar diversidade a uma SERP para palavras-chave ambíguas, como “Ted”, “WWF” ou “ruby”.

147. Histórico de Navegação do Usuário : Você provavelmente já percebeu isso: os sites que você visita freqüentemente recebem um aumento de SERP para suas pesquisas.

148. Histórico de pesquisa do usuário: a cadeia de pesquisa influencia os resultados da pesquisa para pesquisas posteriores . Por exemplo, se você pesquisar por “resenhas” e pesquisar por “torradeiras”, o Google provavelmente classificará sites de revisão de torradeiras mais altos nas SERPs.

149. Snippets em destaque: de acordo com um estudo da SEMRush , o Google escolhe o conteúdo de trechos em destaque com base em uma combinação de tamanho do conteúdo, formatação, autoridade da página e uso de HTTPs.

150. Segmentação geográfica: o Google dá preferência a sites com um IP de servidor local e uma extensão de nome de domínio específica do país.

151. Pesquisa segura: os resultados da pesquisa com palavrões ou conteúdo adulto não serão exibidos para pessoas com a Pesquisa segura ativada.

152. Círculos do Google+: mesmo que o Google+ esteja essencialmente inativo, o Google mostra resultados mais altos para autores e sites que você adicionou a seus Círculos do Google Plus.

153. Palavras-chave “YMYL”: o Google tem padrões de qualidade de conteúdo mais elevados para palavras-chave “Your Money or Your Life”.

154. Reclamações do DMCA: o Google “reduz a classificação” de páginas com reclamações de DMCA legítimas .

Diversidade de Domínio : A chamada “ Bigfoot Update ” supostamente adicionou mais domínios a cada página da SERP.

156. Pesquisas transacionais : o Google às vezes exibe resultados diferentes para palavras-chave relacionadas a compras, como pesquisas de voos.

Pesquisas transacionais

157. Pesquisas locais: para pesquisas locais, o Google geralmente coloca resultados locais acima dos SERPs orgânicos “normais”.

Pesquisas locais

158. Caixa das principais histórias: certas palavras-chave acionam uma caixa “Principais notícias”:

Melhores histórias

159. Grande Preferência de Marca: Após o Vince Update , o Google começou a dar grandes marcas para algumas palavras-chave.

160. Resultados do Shopping: o Google às vezes exibe resultados do Google Shopping em SERPs orgânicas:

Resultados de compras

161. Resultados de imagem: as imagens do Google às vezes aparecem nos resultados normais de pesquisa orgânica.

162. Ovo de Páscoa Resultados: O Google tem uma dúzia ou mais resultados Easter Egg . Por exemplo, quando você pesquisa por “Atari Breakout” na pesquisa de imagens do Google, os resultados da pesquisa se transformam em um jogo jogável (!).

163. Resultados de Site Único para Marcas: palavras-chave de domínio ou de marca trazem vários resultados do mesmo site .

164. Payday Loans Update: Este é um algoritmo especial projetado para limpar “ consultas muito spammy ”.

Sinais de Marca

165. Texto âncora da marca : O texto âncora da marca é um sinal de marca simples, mas forte.

Links contextuais

166. Pesquisas com marca: as pessoas pesquisam marcas. Se as pessoas pesquisam sua marca no Google, isso mostra ao Google que seu site é uma marca real.

167. Pesquisa de palavras-chave de marca +: as pessoas pesquisam uma palavra-chave específica junto com sua marca (por exemplo: “Backlinko Google ranking factors” ou “Backlinko SEO”)? Em caso afirmativo, o Google pode aumentar sua classificação quando as pessoas pesquisarem a versão sem marca dessa palavra-chave no Google.

168. Site tem página no Facebook e gosta: as marcas tendem a ter páginas no Facebook com muitos gostos.

169. Site tem perfil no Twitter com seguidores: perfis no Twitter com muitos seguidores sinalizam uma marca popular.

170. Página oficial da empresa Linkedin: A maioria das empresas reais tem páginas da empresa no Linkedin.

171. Autoria conhecida: Em fevereiro de 2013, o CEO do Google, Eric Schmidt, afirmou:
“Nos resultados de pesquisa, as informações vinculadas aos perfis online verificados serão classificadas como superiores ao conteúdo sem essa verificação, o que resultará na maioria dos usuários clicando naturalmente nos resultados principais (verificados)”.

172. Legitimidade das contas de mídia social: Uma conta de mídia social com 10.000 seguidores e 2 postagens provavelmente é interpretada de forma muito diferente de outra conta forte de 10.000 seguidores com muita interação. Na verdade, o Google registrou uma patente para determinar se as contas de mídia social eram reais ou falsas ou não.

173. Menções à Marca nas Principais Notícias: Realmente, grandes marcas são mencionadas nos sites das Principais Notícias o tempo todo. De fato, algumas marcas ainda têm um feed de notícias de seu próprio site, na primeira página:

Menção de Marcas

174. Menções de marca desvinculadas: as marcas são mencionadas sem serem vinculadas. O Google provavelmente considera as menções de marcas não relacionadas a hiperlinks como um sinal de marca.

175. Tijolo e Argamassa Localização: empresas reais têm escritórios. É possível que o Google pesquise dados de localização para determinar se um site é ou não uma grande marca.

Fatores de spam na Web no site

176. Panda Penalty: Sites com conteúdo de baixa qualidade (particularmente farms de conteúdo ) são menos visíveis em pesquisas após serem atingidos por uma penalidade de Panda .

177. Links para bairros ruins: vincular-se a “bairros ruins” – como farmácias com spam ou sites de empréstimos pagos – pode prejudicar sua visibilidade na busca.

178. Redirecionamentos: Redirecionamentos sorrateiros é um grande não-não . Se capturado, pode obter um site não apenas penalizado, mas desindexado.

179. Pop- ups ou “Anúncios de distração”: o documento oficial de diretrizes do Google Rater diz que anúncios pop-up e distração de anúncios são um sinal de um site de baixa qualidade.

180. Pop- ups intersticiais: o Google pode penalizar sites que exibem pop-ups “intersticiais” de página inteira para usuários móveis.

181. Otimização excessiva do site : Sim, o Google penaliza as pessoas por otimizarem demais o site. Isso inclui: recheio de palavra-chave, recheio de tag de cabeçalho, decoração de palavra-chave excessiva.

182. Conteúdo irrelevante: uma patente do Google descreve como o Google pode identificar conteúdo “sem sentido”, o que é útil para filtrar conteúdo gerado ou gerado automaticamente de seus índices.

183. Páginas de Entrada: O Google quer que a página que você mostra para o Google seja a página que o usuário finalmente vê. Se a sua página redireciona as pessoas para outra página, essa é uma “Página de Entrada”. Escusado será dizer que o Google não gosta de sites que usam páginas de entrada.

184. Anúncios acima da dobra: O “ Algoritmo de Layout de Página ” penaliza sites com muitos anúncios (e pouco conteúdo) acima da dobra.

185. Escondendo Links de Afiliados: Indo longe demais ao tentar esconder links de afiliados ( especialmente com cloaking ) pode trazer uma penalidade.

186. Fred: Um apelido dado a uma série de atualizações do Google a partir de 2017. Segundo a Search Engine Land , Fred “segmenta sites de conteúdo de baixo valor que colocam a receita acima ajudando seus usuários”.

187. Sites afiliados: Não é segredo que o Google não é o maior fã de afiliados . E muitos pensam que os sites que geram receita com programas afiliados são colocados sob escrutínio extra.

188. Conteúdo gerado automaticamente: o Google odeia, compreensivelmente, o conteúdo gerado automaticamente . Se eles suspeitarem que o site está gerando conteúdo gerado por computador, isso pode resultar em uma penalidade ou desindexação.

189. Excesso de esculturas de PageRank: Ir longe demais com a esculpir do PageRank – nofollowing todos os links de saída – pode ser um sinal de jogo do sistema.

190. Endereço IP marcado como spam: se o endereço IP do seu servidor estiver sinalizado como spam, isso poderá afetar todos os sites desse servidor .

191. Meta Tag Spamming: O preenchimento de palavras – chave também pode acontecer em metatags. Se o Google acha que você está adicionando palavras-chave às suas tags de título e descrição em um esforço para jogar o algoritmo, elas podem atingir seu site com uma penalidade.

Fatores de spam da Web fora do site

192. Afluxo não natural de links : um influxo súbito (e não natural) de links é um sinal infalível de links falsos.

193. Penalidade Penguin: sites que foram atingidos pelo Google Penguin são significativamente menos visíveis na pesquisa. Embora, aparentemente, a Penguin agora se concentre mais em filtrar links ruins e penalizar sites inteiros.

194. Link Profile com alta% de links de baixa qualidade: Muitos links de fontes comumente usadas por SEOs de black hat (como comentários de blogs e perfis de fóruns) podem ser um sinal de jogo do sistema.

195. Links de sites não relacionados: uma alta porcentagem de backlinks de sites não relacionados com tópicos pode aumentar as chances de uma penalidade manual .

196. Links não naturais Aviso: o Google enviou milhares de mensagens do tipo “Aviso do Search Console do Google sobre links não naturais detectados”. Isso geralmente precede uma queda de classificação, embora não 100% do tempo .

197. Links de Diretórios de Baixa Qualidade: Segundo o Google , baclinks de diretórios de baixa qualidade podem levar a uma penalidade.

198. Widget Links: O Google faz carrancas em links que são gerados automaticamente quando o usuário incorpora um “widget” em seu site.

199. Links da mesma classe C IP : Obter uma quantidade não natural de links de sites com o mesmo IP de servidor pode ajudar o Google a determinar que seus links estão vindo de uma rede de blogs .

200. Texto âncora “Poison”: Ter um texto âncora “venenoso” (especialmente palavras-chave de farmácia) apontado para o seu site pode ser um sinal de spam ou de um site invadido. De qualquer forma, isso pode prejudicar a classificação do seu site.

201. Unnatural Link Spike: A Google Patent de 2013 descreve como o Google pode identificar se um influxo de links para uma página é legítimo ou não. Esses links não naturais podem se desvalorizar.

202. Links de Artigos e Comunicados de Imprensa: Os diretórios de artigos e press releases foram abusados ​​a tal ponto que o Google agora considera essas duas estratégias de link building um “esquema de links” em muitos casos.

203. Ações manuais: Existem vários tipos destes , mas a maioria está relacionada à construção de links de black hat.

204. Vendendo Links: Ser pego vendendo links pode prejudicar sua visibilidade de busca .

205. Google Sandbox: novos sites que recebem um fluxo súbito de links às vezes são colocados no Google Sandbox , o que limita temporariamente a visibilidade da pesquisa.

206. Google Dance: O Google Dance pode agitar temporariamente as classificações. De acordo com uma patente do Google , isso pode ser uma forma de determinar se um site está ou não tentando manipular o algoritmo.

Dança do Google

207. Ferramenta Rejeitar: O uso da Ferramenta Rejeitar pode remover uma penalidade manual ou algorítmica para sites que foram vítimas de SEO negativo.

208. Pedido de Reconsideração : Um pedido de reconsideração bem-sucedido pode levantar uma penalidade.

209. Esquemas de links temporários: o Google chamou a atenção de pessoas que criam – e removem rapidamente – links com spam. Também conhecido como um esquema de link temporário .

Para resumir, aqui estão os fatores mais importantes do ranking do Google:

  • Domínios de referência;
  • Taxa de cliques orgânica;
  • Autoridade de domínio;
  • Usabilidade móvel;
  • Tempo de permanência;
  • Número total de backlinks;
  • Qualidade do conteúdo;
  • SEO on-page.

Agora me diz

Qual fator de classificação SEO desta lista era novidade para você?

Eu perdi alguma coisa?

Publicação

Post criado em 17 de Novembro de 2018
Editado em 12 de Outubro de 2020

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Professor Sergin

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Complexo como todo ser humano, aprendeu que a maior tecnologia do universo é a consciência.
Sabendo disso tenta se dividir entre os seus 05 filhos, os 3 cachorros, os passarinhos cantando à janela, o tempo que passa pesquisando, lendo, aprendendo "projeciologia" e explicando tecnologia da informação!
UFA!

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