Aqui está um fato revelador: 80% das pessoas lerão seu título, mas apenas 20% lerão o post atual. Mas não desanime – vamos compartilhar sete dos segredos mais bem guardados que os principais profissionais de marketing de conteúdo usam para fazer com que as pessoas cliquem e leiam seus artigos e postagens.
Mas primeiro … é importante saber o que não dizer
Um estudo conjunto da HubSpot e da Outbrain revelou que o uso de palavras como “fácil”, “como”, “crédito”, “cura”, “mágica” e “grátis”…
Grátis? Mesmo? Infelizmente sim!
Os sete segredos para escrever…
1 – Usando a palavra “fotos” em seu título chama a atenção das pessoas.
No estudo HubSpot / Outbrain, as manchetes com a palavra “fotos” tiveram desempenho 59% melhor do que aquelas sem.
Aqui estão alguns exemplos de títulos estelares que usam “foto” ou “fotos”:
- Esta incrível foto mostra como ser um bom vizinho durante uma nevasca
- Todas as fotos da Fashion Week 2018 que você precisa ver
- Essas 19 fotos doces vão te levar para o espírito natalino nessa temporada
2. Use a frase “vai fazer você” em suas manchetes para obter uma ótima resposta.
Um estudo do BuzzSumo de 2017 com mais de 100 milhões de manchetes revelou que a frase mais popular (baseada em compartilhamentos do Facebook) era “vai fazer você” porque é muito persuasiva. Esta frase é orientada para a ação e consegue transmitir urgência sem ser muito agressiva.
Aqui estão alguns exemplos eficazes de como essa frase é usada em várias manchetes:
- Este mago fará você questionar suas percepções;
- 3 hacks essenciais que te farão melhor em tudo;
- Este ebook incrível fará de você um vencedor no trabalho.
3. Vá em frente, fique emotivo.
O estudo do BuzzSumo também revelou que mais da metade das principais manchetes usavam linguagem emocional que fazia as pessoas clicarem. Alguns exemplos incluem:
- Este cão “Tiu” na foto, vira-lata, é muito fofo (este título recebe um bônus por usar também a palavra “foto”);
- Esta preciosa reunião da Sra. Maráitila vai derreter seu coração;
- Seis práticas da indústria farmacêutica que farão seu sangue ferver.
4. Agora é a hora de todas as boas manchetes serem breves e diretas (mas não muito breves).
O estudo da HubSpot / Outbrain descobriu que as manchetes que tiveram o maior engajamento caíram entre 81 e 100 caracteres. Isso é aproximadamente 18-25 palavras. Não há uma duração de título “melhor”, por isso é importante testar diferentes manchetes com diferentes pontos de venda (e-mail x postagens de blog x títulos de página).
Aqui estão exemplos de manchetes que caem (aproximadamente) dentro desse comprimento de caractere.
- 10 estratégias para promover avaliações positivas do cliente para sua empresa, produto ou serviço (97 caracteres)
- Como você pode reduzir o custo por lead em mais de 70% com páginas de destino excepcionais (90 caracteres)
- Ela desistiu de encontrar seu filho. Então recebeu a ligação de um número desconhecido. (87 caracteres)
5. Use esclarecimentos entre colchetes para aumentar os cliques.
O estudo HubSpot / Outbrain descobriu que as manchetes com esclarecimentos entre colchetes foram 38% melhores do que aquelas sem clarificações. Os esclarecimentos tendem a ser visuais, por exemplo (fotos) (vídeos) (apresentação de slides).
Esclarecimentos emparelhados com palavras como “incrível” e “foto” aumentaram as visualizações de página por sessão. Lembre-se, porém, que o termo “incrível” pode reduzir a Taxa de cliques (CTR – Definição Google), embora tenda a aumentar o engajamento pós-clique.
Aqui estão alguns exemplos [incríveis] de manchetes que usam esclarecimentos entre colchetes.
- Procurando por um novo iPhone? Aqui está o que você deve – e não deve – comprar (slideshow)
- As 21 receitas de farinha mais fáceis de fazer – você vai querer experimentar todas (fotos)
- 15 trajes brilhantes de Halloween que você pode fazer por menos de R$40,00 (vídeo)
6. Use listas com números ímpares.
Manchetes ímpares são atraentes para as pessoas por várias razões psicológicas . Por exemplo, o agrupamento de informações em segmentos de três ou cinco pode ajudar as pessoas a absorver as informações. Na verdade, as postagens de blogs que começam com um número ímpar são 20% melhores que aquelas com números pares.
Aqui estão alguns exemplos de títulos atraentes que usam números ímpares.
[dica profissional: usar números grandes tende a fazer com que os usuários respondam mais do que pequenos números – pelo menos para as manchetes dos blogs.]
[pro tip # 2: Os números devem estar em formato numérico ao contrário de escritos (por exemplo, 5 em vez de “cinco”) – as pessoas clicam neles mais.]
- 5 hábitos que tornarão o tempo de estudo do seu filho mais eficaz
- 9 Erros assustadores que fazem os redatores da Web se arrependerem
- 33 dicas surpreendentes de caça fantasma de uma celebridade de alto nível psíquico
7. Não ser passivo é um dos segredos para escrever
Manchetes que usam mais advérbios e verbos e menos substantivos e adjetivos têm maior Taxa de cliques (CTR – Definição Google). As pessoas respondem a um apelo à ação definitivo, por isso, faz sentido usar palavras ativas em títulos tende a fazê-los clicar. Combine essa dica com algumas das outras, acima, e você descobrirá que está motivando as pessoas a clicarem em sua postagem, e-mail, tweet, atualização, artigo, etc.
(você obtém a foto). aqui estão alguns exemplos:
- Incremente o jantar apimentado este prato de massa de pene e camarão, deliciosamente fácil
- Dê uma olhada nos bastidores do Google para saber como funciona o nosso algoritmo super secreto
- Aprenda como ter uma estadia espetacular com os conselhos desses especialistas em viagens
Nosso ponto é este: você não precisa reinventar a roda
A arte de escrever uma manchete bem trabalhada não é nova. Especialistas sabem disso e é por isso que as manchetes mais envolventes tendem a empregar estratégias que você provavelmente já viu várias vezes. A proliferação de mensagens de anúncios em quase todos os pontos de contato do consumidor torna essencial escrever títulos que chamam a atenção.
Lembre-se de que escrever títulos é apenas um dos elementos de uma estratégia abrangente de marketing de conteúdo e deve estar vinculado a todas as facetas de sua mensagem geral – da conscientização da marca à liderança ponderada e à publicidade nativa. Ainda assim, não importa o quão sólida seja sua estratégia geral, você terá melhores resultados se conseguir atrair a atenção do seu cliente.
Agora que você já conhece 7 segredos para escrever manchetes de sucesso é hora de colocar em prática.
E se precisar de uma ajuda clique aqui e faça contato.
Referência
- elevationb2b.com
- outbrain.com/pt_br
- br.hubspot.com
- buzzsumo.com